I ENCONTRO CIENTÍFICO EM SAÚDE E BEM-ESTAR
21 de junho | Escola Superior de Enfermagem | Universidade do Minho | Braga, Portugal
Literacia em Saúde ao serviço de uma comunidade mais saudável
Aumentar o conhecimento em saúde é uma forma de capacitar o cidadão, tornando-o mais responsável e conhecedor das suas escolhas em saúde. Quais os níveis de literacia da população? Quais as iniciativas têm sido desenvolvidas para o aumento da literacia da população? Como podemos tornar mais saudáveis as comunidades? Quais os desafios relacionados com a literacia digital e a sua implicação na saúde da comunidade?
Promoção da saúde ao longo do ciclo de vida
Cada etapa de desenvolvimento do ser humano representa uma oportunidade de se promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Que projetos têm sido desenvolvidos para a promover a saúde em crianças, jovens e adultos? Quais são as áreas prioritárias no que respeita à promoção da saúde nas diferentes etapas do ciclo de vida? Como promover a adoção de estilos de vida saudáveis em crianças e famílias? Como contribuir para um envelhecimento ativo da pessoa idosa?
Capacitação Profissional para uma visão salutogénica da pessoa e da comunidade
Os profissionais de saúde representam um elemento essencial para a comunidade e para o desenvolvimento e manutenção de estilos de vida saudáveis. Quais as necessidades dos profissionais no que respeita à literacia em saúde, à educação para a saúde e para a promoção de saúde de uma comunidade? Como capacitar os profissionais de forma a que eles possam responder de forma mais eficaz às necessidades de saúde da sua comunidade?
Inovação tecnológica no desenvolvimento de respostas de saúde promotoras de bem-estar
Numa época cada vez mais dominada pelas novas tecnologias quais os desafios e soluções direcionados para os cuidados de saúde na era digital? Que ferramentas tecnológicas têm sido desenvolvidas para promover a saúde ao longo do ciclo de vida?